UNIDADE ORGANIZACIONALCIS/AMERIOS
Compartilhar share

Histórico

Publicado em 04/03/2015 às 10:24 - Atualizado em 07/05/2018 às 16:22

HISTÓRICO CIS/AMERIOS

Data de Fundação: 08/05/1996
Data de Instalação: 02/08/1996

 

MISSÃO

“Proporcionar atendimento especializado em consultas e exames especializados, com agilidade e eficácia, elevando o bem estar de todos os munícipes”.

A administração 1993-1996 acaba de entrar em seu último ano e os prefeitos da Associação dos Municípios do Entre Rios - AMERIOS, não de forma inédita, mas com uma visão de futuro promissor aos seus municípios, também com a preocupação de oferecer o melhor tipo de atendimento em saúde para a população, reuniram-se com a finalidade de elaborar um programa adequado as normas do Sistema Único de Saúde - SUS, que possa atender as reais necessidades da região.
Para tanto, foi criada uma comissão de Estudos e Planejamento para estudar a viabilidade e melhor maneira de obtenção de resultados positivos na concretização da ideia. Após a realização de várias reuniões, viagens, organização e planejamento, mas acima de tudo a decisão da implantação de um consórcio de saúde entre os municípios pertencentes à AMERIOS.
Em missão oficial os prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, visitaram as instalações do Consórcio Intermunicipal já implantado em Paranavaí/PR, nos dias 22 e 23 de abril de 1996, com a finalidade de conhecer a experiência daquela entidade prestadora deste tipo de serviço no sudoeste do Paraná.
Após o retorno, com a decisão confirmada da criação do Consórcio Regional, alguns municípios localizados entre o Rio das Antas e o Rio Chapecó, reuniram-se no dia 08 de maio de 1996 para proceder aos encaminhamentos legais e estruturais necessários para a concretização do consórcio na AMERIOS, uma vez que a região necessitava com urgência desses serviços para serem oferecidos a população.
O Consórcio foi inaugurado no dia 02/08/1996, com a filiação de 10 (dez) Municípios: Caibi, Campo Erê, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Riqueza, Romelândia, São Carlos, São Miguel da Boa Vista e Saudades.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMERIOS - CIS/AMERIOS foi o primeiro consórcio a ser criado no Estado de Santa Catarina, com o objetivo de dar acesso à população da microrregião do Entre Rios, às diversas especialidades médicas, visando melhorar a qualidade de vida aos munícipes e, assegurar ações e serviços de saúde à população, atendendo aos Municípios pelos princípios da universalidade, integralidade e racionalização de custos, gerenciando os serviços de consultas e exames, a partir do credenciamento de profissionais especializados.
O primeiro Presidente do Consórcio foi o Sr. José Bravo - Prefeito Municipal de Caibi, em 1996, seguido do Sr. Albeniz Fernando Varella, em 1997, também do município de Caibi; Sr. Adélio Majolo, prefeito de Maravilha, 1998; Arno Afonso Schwendler, Saudades, em 1999. Neste ano houve junção das diretorias das duas entidades, sendo que o presidente da AMERIOS seria automaticamente o Presidente do CIS/AMERIOS.
No dia 11 de novembro de 2005, em Assembleia Geral Ordinária de Prefeitos da AMERIOS e do CIS/AMERIOS, os Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, aprovaram o protocolo de Intenções contendo todas as alterações necessárias para que o Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMERIOS - CIS/AMERIOS se enquadrasse na legislação vigente. Essas alterações estatutárias do consórcio se baseiam na Lei Federal nº 11.107, de 6 de abril de 2005, que dispõe sobre as normas gerais de contratação de consórcios públicos, sendo que hoje os consórcios públicos, na área de saúde, devem obedecer aos princípios, diretrizes e normas que regulam o Sistema Único de Saúde - SUS.
Logo após, o Consórcio CIS/AMERIOS credenciou-se no Sistema Único de Saúde - SUS e a partir disso o mesmo começou a receber recursos conforme cota e produção apresentada, sendo esta uma conquista grandiosa para o Consórcio e para os municípios, sendo que, no Estado de Santa Catarina, somente alguns Consórcios estão habilitados a receberem recursos financeiros do SUS. Desde o ano de 2010, o CIS/AMERIOS credita no saldo de cada município os recursos financeiros provenientes da produção mensal.
Outro avanço foi à informatização de todas as Secretarias de Saúde, assim como o acesso on-line de todos os Prestadores ao sistema CISAMERIOSWEB. Isso possibilitou um controle mais rápido e seguro, possibilitando a gestão mais eficaz dos recursos públicos aplicados em saúde, destacando que o município sede, portanto Maravilha, por ser gestão plena, repassa mensalmente ao CIS/AMERIOS os recursos financeiros SUS conforme produção. Esses e outros são os grandes avanços do CIS/AMERIOS, que a cada dia se solidifica mais, pelo trabalho equânime que realiza em prol dos municípios.
E a partir de 2013, o CIS/AMERIOS ampliou seus serviços para a área de cirurgia.
Essas conquistas contaram e contam com a dedicação de todos os Coordenadores do Colegiado de Saúde, juntamente com cada Secretário Municipal de Saúde ao longo destes anos, além do essencial trabalho de cada Prestador e da Equipe Técnica do Consórcio.

 



publish